Páginas

quarta-feira, 9 de maio de 2012

Nem tão rosa assim




Lembro exatamente do dia em que li a frase de uma pessoa, na época era muito especial para mim, que dizia:


      "ODEIO gente perfeccionista! Gosto de pessoas que não fazem nada por ordem alfabética ou algo do tipo...”.

A frase era diretamente para mim, sem titubear eu sabia que era eu só não queria acreditar no que lia. Lembro que na hora ri, mas que a frase ficou ecoando na minha cabeça durante semanas, toda vez que eu fazer algo me lembrava da frase, e sem exageros, me dava vontade de chorar. Odeia? Mas porque, odiava? Porque era tão ruim que alguém, no caso eu, agisse assim? Eu não entendia onde estava o problema, e comecei claramente a achar que eu era um problema, quer procurar fazer tudo milimetricamente é errado.

E o que mais me machucava quando me lembrava da frase é que eu também não gosto desse meu perfeccionismo. Eu não acho legal ter que apagar diversas vezes uma linha até que ela fique milimetricamente perfeita, ou que eu fique arrumando a disposição de uma mesa até que ela esteja alinha e perfeita. Não gosto de me incomodar com a assimetria das coisas, principalmente coisas que não vou conseguir modificar; detesto quando só consigo achar que uma estante está organizada quando os livros estão em degrade de cores, tudo isso me cansa.

E toda vez que vou fazer algo é a mesma novela, eu tenho que fazer diversos rascunhos antes, medir tudo, até ter a certeza de que tudo sairá perfeito. O resultado é bom, mas é triste quando não sai como eu queria, é uma decepção a mais do que para outras pessoas.
As outras pessoas falam: "Que pena! não deu certo, da próxima vez vou fazer melhor.", mas comigo não, eu passo horas, dias, pensando: "Não suficientemente boa, se eu tivesse me esforçado mais, teria conseguido, eu FALHEI."

E isso me martiriza desde pequena, sempre fui autocrítica, me lembro de passar o dia chateada se tirasse um sete ou oito na escola, e até do nove eu reclamava.

 Eu simplesmente nunca aceitei não ser "A melhor"em nada que eu faça, e isso não é bom, parece querer ser mais que os outros, mas na verdade eu só tento ser melhor que eu mesma, é uma competição solo que pode ser muito mais cruel que competir com alguém.

:(






2 comentários:

  1. Gostei muito , me identifiquei em alguns pontos. Parabéns'

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado e espero que você continue se identificando com os textos do blog.
      :)

      Excluir

Compartilhe se gostou